Cores e combinações para pintar a fachada da sua casa

Fale Conosco agora (41)99994-1639

Cores e combinações para pintar a fachada da sua casa

A pintura da fachada da casa é uma medida incontornável se você quer que ela tenha sempre uma bela aparência. Como é de se esperar, essa pintura deve ser feita de tempos em tempos, até para valorizar a casa. A primeira coisa a ser considerada na escolha das tintas para o revestimento das paredes é a arquitetura e o estilo da casa, já que algumas cores combinam mais com alguns estilos do que com outros. A seguir, você deve considerar a sensação que cada cor passa e verificar se ela condiz com o que você busca. E, por fim, dentre as cores mais indicadas, escolha aquela de que mais gosta.

Lembre-se de que as tintas mais recomendadas para a pintura de paredes de alvenaria são as acrílicas. As foscas são utilizadas em paredes sem uso de massa corrida, enquanto as acetinadas e de semi-brilho são ideais para paredes com acabamento de massa corrida  ou acrílica, que são mais lisinhas. Há uma grande variedade de tintas de qualidade no mercado, algumas com proteção contra o sol ou a chuva ou, então, sem cheiro, para não causar mal aos moradores.

Neste livro de ideias, você vai conhecer cores e combinações de cores para as tintas da pintura da área externa da sua casa. Isso porque, embora seja comum a pintura de paredes com apenas uma cor, também é comum a combinação de duas ou mais cores na fachada, uma para as paredes e outra para os detalhes. Este último caso é bastante frequente quando se deseja destacar desenhos, linhas e volumes em casas tradicionais ou modernas. Dê uma olhada nestas 18 fachadas e inspire-se nelas para a escolha da cor que vai transformar a frente da sua casa!

1. Composição colorida

O uso de tintas ainda é a forma mais comum de revestimento das paredes externas das casas brasileiras. E, embora uma composição em cores vivas não seja encontrada com facilidade na cidade, ela pode ser bastante vista na praia ou até no campo, pois é uma estética popular. Esta casa térrea é um exemplo disso, com suas paredes pintadas em turquesa, janelas em amarelo vivo e detalhes no jardim em rosa choque. O resultado é alegria pura!

2. Pintura homogênea

Na prática, a pintura mais comum para o lado de fora das casas é aquela homogênea que cobre toda a extensão das paredes com uma única cor, depois que a área foi devidamente preparada para receber a tinta. Na imagem acima, a casa de campo ganhou ares suaves e românticos com a cor rosa champanhe.

3. Tons de terra

Tanto na praia quanto no campo, os tons de terra deixam a casa bonita e aconchegante, além de a integrarem perfeitamente ao entorno e à natureza, como vemos na imagem acima. Nela, a tinta cor de tijolo tem ainda a qualidade de criar uma atmosfera levemente vibrante. Estes tons também podem ser usados no meio urbano até como referência à vida campestre.

4. Tinta ocre

A cor ocre também é um dos tons de terra mais utilizados na pintura de casas em geral como alternativa mais suave ao amarelo, uma cor vibrante e luminosa. É importante notar que a tinta principal, a das paredes, pode ganhar mais definição se detalhes da fachada, como janelas, forem pintados em outras cores. A mais comum, por ser mais neutra, é a cor branca, como nesta imagem.

5. Tons de cinza

Também combinada com detalhes pintados em branco, a cor desta casa ampla e tradicional é uma das tonalidades possíveis de cinza, que confere um ar moderno e sóbrio ao edifício. Casas com linhas ainda mais modernas e contemporâneas ficam realmente atraentes com uma pintura na cor cinza, seja em um tom mais claro ou mais escuro.

6. Dupla de cores

A pintura da área externa da casa não se limita às paredes da fachada. Esquadrias de janelas e portas devem ser levadas em consideração na hora de escolher a cor da tinta das paredes. Nesta casa, as folhas das janelas são em turquesa, cor que contrasta harmoniosamente com o ocre avermelhado das paredes.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *